As vantagens de negociar uma casa em Porto Alegre direto com o proprietário

Entenda os benefícios de comprar seu imóvel, negociando diretamente com o dono

Quem busca por imóvel para chamar de seu, certamente é alguém atento às novidades e ofertas do mercado imobiliário. Comprar casa em Porto Alegre não é uma tarefa tão simples quanto parece, porque além de burocracias documentais e negociações com imobiliárias, é preciso dinheiro para investir. E foi pensando no seu bolso que desenvolvemos este artigo especial. Se está procurando por casas em condomínio ou bairros bem localizados, mas está em dúvida se deve ou não fechar negócio direto com o proprietário, saiba que nós preparamos uma lista de vantagens para facilitar a sua compra direta com o dono do imóvel. Confira!

MENOS GASTOS: Atualmente, aqueles que querem comprar casa através de imobiliárias ou agentes imobiliários sabem que as taxas deste mercado não são nada baixas. Estima-se que a média de gastos de quem compra imóveis, negociando diretamente com o proprietário, é de 6 a 8% mais baixa do que os que procuram um empresas especializadas. Sem este tipo de órgão envolvido, donos de casas em condomínio podem oferecer seus imóveis por valores mais baixos, tornando assim a venda mais econômica, tanto para quem oferece, quanto para quem está interessado.

NEGOCIAÇÃO DIRETA: Sempre que fizer qualquer tipo de compra, pense que quanto mais “direta” for a comunicação entre vendedor e comprador, menor será o tempo perdido e o risco de falha de comunicação. Desta forma, a negociação direta também pode ser um ponto positivo, já que você estará tratando diretamente com a “fonte” da propriedade. Também é importante lembrar que se seu objetivo for comprar casa ou apartamento diretamente com o proprietário, é necessário fazer uma busca na internet entender não apenas o valor de mercado e a localização do imóvel, mas para saber que tipos de obrigações e documentações serão necessárias para que a venda corra da melhor maneira possível, evitando problemas posteriores.

NEGOCIAÇÃO 100% LEGAL: Talvez você esteja se perguntando se comprar casa direto com o proprietário do imóvel, não implica em nenhuma infração legal. A resposta é não. Não existe nenhuma emenda ou lei que exija a intermediação de um imóvel por qualquer tipo de empresa. Mas se optar por contratar alguém que tome conta das negociações para você, esta pessoa obrigatoriamente precisa estar registrada junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI -.

Se você está avaliando casas em condomínio, com a intenção de fechar negócio com o proprietário de forma direta, pode ficar tranquilo, não existe nenhum tipo de crime neste caso de compra e venda. A única coisa que é preciso ter em mente, ê ficar atento ao Código do Consumidor e ao Código Civil, para que seja possível realizar a compra sem nenhum tipo de problema, na hora de assinar ou elaborar o contrato.

TRANQUILIDADE NAS NEGOCIAÇÕES: Comprar casa diretamente com o dono do imóvel também oferece a possibilidade de uma negociação mais flexível, dependendo do grau de proximidade de ambas as partes. Converse sobre o valor de entrada e, se for o caso, também ofereça bens como automóveis, terrenos ou até mesmo outros imóveis, como parte do pagamento. Outra vantagem deste tipo de negociação, é que, se houve qualquer tipo de atraso no pagamento ou problemas burocráticos também é possível acessar o dono de forma direta e fazer um “acordo”, explicando a situação, para que nenhum dos dois lados saia perdendo.

MAS ATENÇÃO: Como em qualquer outro tipo de transação financeira envolvendo a compra de casas em condomínio ou bairro, é preciso ficar alerta a alguns pontos que são fundamentais para que tudo ocorra conforme o combinado. Digamos que esta parte não é mais legal de todo o processo, mas é extremamente necessária, por isso fique nos seguintes pontos:

  • Verificação completa dos documentos do imóvel;
  • Dividas, heranças ou financiamentos vinculados ao imóvel como garantia;
  • Avaliação do contrato de compra e venda do imóvel com a ajuda de um profissional da área jurídica, de preferência;
  • Garantias, prazos e condições do imóvel na hora da entrega;
  • Transferência legal do imóvel para o seu nome.

AGORA É SÓ SE MUDAR: Comprar casa em bairro ou até mesmo comprar uma casa em condomínio em Porto Alegre, direto com o proprietário, oferece uma série de benefícios, porém exige que você preste muita atenção em todos os detalhes da negociação para que a mesma não lhe cause nenhum tipo de empecilho. Desta forma, é possível aproveitar as vantagens e economizar no valor da compra com segurança.

Gostou deste artigo? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades, e caso tenha ficado com alguma dúvida em relação à compra de imóveis direta com proprietários, deixe seu comentário aqui embaixo que nosso time irá lhe responder.

Fonte: (Espaço Publicitário)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *