Hospital São José comemora 70 anos

O Hospital São José possui uma linda história de dedicação e amor, vidas e partidas, cuidados médicos e carinho; enfim, de cumplicidade na área da saúde em Palmares do Sul há exatos 70 anos. E para comemorar, a direção organizou uma programação festiva no último domingo, dia 20. Pela manhã, teve missa na Paróquia São José, com homenagens. Ao meio-dia, galeto no Salão Paroquial, com apresentação da jovem palmarense Vivian Rodrigues (voz e violão).

HISTÓRIA – Tudo começou com a doação do terreno na beira do Rio Palmares, que pertencia a Archimimo Marques de Azevedo; na qual ele pretendia construir uma casa para sua velhice. Em 1945, com o falecimento de sua esposa Maria (Menininha), resolve destinar este terreno para

construção de um hospital que atendesse a saúde de toda a região.

Em 1947, Archimimo falece, e seus filhos, atendendo a sua vontade, efetuam a doação do terreno. São iniciadas as campanhas para construção do Hospital São José. O hospital começou a se desenvolver através da colaboração de empresários palmarenses da época para a construção; sendo inaugurado em 23 de maio de 1948, contando com a presença do então governador Walter Jobim. No início, as irmãs da congregação Nossa Senhora Aparecida moravam no hospital e davam todo suporte.

O primeiro médico foi o Dr. Paulo Fett, que não tendo onde morar, foi acolhido por Alípio Azevedo, que o hospedou em sua casa. Posteriormente, o médico mudou-se para uma casinha nos fundos. Nesta época, por três anos, também aqui atendeu o Dr. Arnos Terra (o Dr. Noca). A seguir, o Dr. Simão Grossmann. Veio depois o Dr Israel Golbspan (Dr. Júlio), que por estes ares se instalou com sua família até se aposentar. Posteriormente ingressou no corpo clínico, o Dr. Pedro Alvares Álvaro Santos Azevedo, médico ora homenageado, que dedicou-se por 50 anos ao atendimento nesta casa de saúde. Ainda o Dr. Plauto de Azevedo Saraiva e o Dr. Marcos Fraga, que até hoje atendem no Hospital São José, e, recentemente, o Dr. Pedro Henrique.

“O Hospital São José comemora 70 anos, tendo como missão sempre promover o bem-estar físico, social e espiritual, integrado com a comunidade; sendo uma instituição de saúde que prima pela excelência na medicina, no aspecto físico e no atendimento; tendo na sua essência o calor humano, os cuidados e a solidariedade”, relata a atual direção, presidida pela primeira mulher de sua história, Fátima Santos.

A direção faz um agradecimento especial a todos que colaboraram, de uma forma ou de outra, para o sucesso das festividades; salientando: decoração e protocolo – Tania Braz, Rosane Rodrigues, Luzia Braga, Estelita Santos, Adelaide Lumertz e Andrisa Mesquita. Assadores – João do Dino e Noeli. Ao Mercado Moura e ao Gerson fruteiro. Portaria – Beti Oliveira e Quele Santos. A João e Alice, Fazenda Cavalhada, doação de doces. Aos funcionários do hospital que venderam ingressos e ajudaram no evento; pessoal da diretoria que ajudaram na venda de ingressos e no evento. À Irani Carrard, Camila Velho e Iraci Mesquita pela decoração da Igreja. Cozinha – Zeli, Elenice, Lourdes, Ana, Maicler (todas do hospital). Ao padre Eder e equipe. À Loja DR Tecnologia, do Rudi e Débora; à secretária de Educação Tonia Silveira e à Carmem Zilch.

Fotos: Bárbara Cassola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *